Notícias
Empresário destaca a união e a compreensão de todos que compõem o transporte de cargas para um ano ainda melhor.
O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.
Com atuação da FecomercioSP, NTC&Logística e um grupo de entidades, empresas de transporte de carga já podem emitir somente versões digitais do DACT-e e do DAMDF-e.
Em 2022, setor foi desafiado pelo aumento de custos de produção, devido, principalmente, aos preços dos fertilizantes, que registraram até 125% de variação.
O transporte rodoviário de cargas está cercado de diversas organizações espalhadas pelos estados brasileiros cuja missão é contribuir na capacitação dos executivos do transporte e, consequentemente, as respectivas empresas em que eles atuam. Uma das iniciativas, foco do grupo de empresários que procuram agregar em seu desenvolvimento, são os núcleos da Comissão de Jovens Empresários e Executivos (COMJOVEM), idealizados pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), considerada a maior entidade do setor.
Evento ocorreu em Brasília na manhã desta terça-feira (3/1).
Resolução entrou em vigor em 2 de janeiro de 2023.
No julgamento da ADPF 324 e RE 958252, ocorrido em 30/08/2018, o STF decidiu que “É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante”.
Medida Provisória publicada nesta segunda-feira (2) reduziu a zero as alíquotas de PIS/Cofins para diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo (GLP), o chamado gás de cozinha, até 31 de dezembro de 2023.
Pasta alcançou um total de 368 obras concluídas nos últimos quatro anos, com mais de R$ 20 bilhões investidos.