Notícias
A Caixa Econômica Federal antecipou as datas das parcelas de novembro e de dezembro dos auxílios Caminhoneiro e Taxista. A parcela de novembro será paga no dia 19. A de dezembro, no dia 10.
Destaques para o 1º Fórum das Mulheres no Transporte e Logística e a 4ª edição do Fórum Transporte Sustentável.
Durante evento promovido por entidades dos setores portuário e de logística, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a atuação do governo na área fiscal, mesmo com o rompimento do teto de gastos — regra que limita o crescimento das despesas à variação da inflação no ano anterior. Ele afirmou que o teto foi "muito mal construído" e alegou que as críticas ao furo da âncora fiscal seriam uma "má percepção do que aconteceu".
Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que o Brasil deve registrar no governo Jair Bolsonaro um crescimento médio do PIB de 1,14%, um resultado bem inferior ao que deve ser alcançado por um grupo de 24 países emergentes e também entre 19 nações da América Latina e do Caribe.
Os motoristas profissionais foram lembrados no plano de campanhas educativas do Ministério da Infraestrutura para o próximo ano. O calendário oficial foi aprovado e divulgado no Diário Oficial da União pelo Conselho Nacional de Trânsito no último dia 14 de outubro com a Resolução n.º 980/2022.
Neste ano, o processo de carga e descarga das mercadorias nos principais polos recebedores da capital e da região metropolitana de São Paulo registrou um tempo médio de 3h06, seis minutos a menos do que apontado no ano anterior (3h12). A análise é uma iniciativa da Diretoria de Especialidade de Abastecimento e Distribuição e o serviço de Apoio Operacional do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), por meio do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão de pesquisa associado à entidade.
O volume de serviços do país, mensurado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE no dia 14 de outubro de 2022, cresceu 0,7% em agosto. Já o transporte, que teve crescimento expressivo nos três meses anteriores, apresentou queda de 0,2% em relação a julho. Entretanto, a redução não afetou significativamente o desempenho do setor em médio prazo, uma vez que o volume de serviços de transporte encontra-se 20% acima do nível pré-pandemia.
Quase 40% das indústrias deixariam de usar as rodovias se houvesse outro tipo de transporte em bom estado de estrutura, revela pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada hoje (18). Segundo o levantamento, as ferrovias seriam a principal opção de escoamento da produção para 28,5% dos industriais.
A 23ª edição da Fenatran, que será realizada de 07 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, contará com a Arena de Conteúdo, localizada na rua principal do pavilhão.
Evento, que ocorre entre os dias 17 e 18, conta com a participação de 24 federações e mais de 150 técnicos