Notícias
Publicado em: 22/08/2022 | Edição: 159 | Seção: 1 | Página: 185 - Órgão: Ministério da Infraestrutura/Secretaria Nacional de Trânsito - PORTARIA Nº 1.090, DE 18 DE AGOSTO DE 2022 - Altera a Portaria SENATRAN nº 1526, de 17 de dezembro de 2021, que estabelece os valores a serem cobrados pelos acessos, consultas, transações eletrônicas, emissão de laudo ou certificado e geração de arquivos das bases de dados dos sistemas organizados e mantidos pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), e respectivos subsistemas.
De acordo com dados levantados em evento realizado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), o valor do frete está defasado em 13,8%, devido aos aumentos de custos que impactam o transporte rodoviário de cargas.
Famílias com renda acima de dez mínimos se mostram mais otimistas.
Quase 400 mil motoristas ficaram sem o benefício porque não declararam nenhuma operação de transporte no ano; mas ainda dá tempo de fazer essa declaração.
José Carlos Oliveira, Ministro do Trabalho e Previdência, disse que trabalha para fazer com que os benefícios criados pelo Governo Federal para caminhoneiros autônomos e taxistas continuem a ser pagos mesmo depois de dezembro, quando devem se encerrar os pagamentos atuais.
O volume de serviços no Brasil chegou ao final do segundo trimestre em alta pelo segundo mês seguido e acima do esperado, ganhando fôlego mesmo diante de um cenário de inflação elevada no país graças principalmente ao setor de transportes.
Alta do diesel empurra caminhoneiros para a sobrecarga de trabalho e número de autuações de descumprimento à Lei do Descanso dispara.
Com respeito à aprovação da PEC Kamikaze (1), aproveito e repito alguns trechos, devidamente atualizados, de artigo que publiquei no Portal do Guia do TRC em 31.05.2018 (“Brasil: da boleia do caminhão à nau dos insensatos”) para fazer alguns pequenos comentários.
O teto nas alíquotas de ICMS fez os preços de combustíveis e da conta de luz caírem e puxou a desaceleração da prévia da inflação em junho. O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo 15) desacelerou a 0,13% em julho, após registrar 0,69% em junho. Foi a menor variação mensal em dois anos, desde junho de 2020 (0,02%).
Cerca de dez dias após a promulgação da emenda constitucional que ampliou benefícios sociais, o Ministério do Trabalho e Previdência divulgou dia (25) o calendário para o pagamento dos auxílios a caminhoneiros e taxistas afetados pela alta do preço dos combustíveis. Os benefícios serão pagos de agosto a dezembro, com a parcela de agosto sendo paga em dobro em relação às demais parcelas.