Notícias
Após uma reunião de mais de seis horas com representantes de entidades de caminhoneiros, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Eduardo Guardia (Fazenda) e Valter Casimiro (Transportes) anunciaram na noite desta quinta-feira (24) a proposta do governo de um acordo para a suspensão da paralisação da categoria, que há quatro dias provoca bloqueios de rodovias e desabastecimento em todo o país.
No começo da noite de quarta-feira (23), o presidente da Petrobras, Pedro Parente, anunciou um corte de 10% no valor do óleo diesel nas refinarias. A decisão, válida por 15 dias, busca contribuir com uma possível trégua nas manifestações dos caminhoneiros, que param estradas desde o começo da semana em protesto contra as seguidas altas no preço do combustível.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 8456/17, do Poder Executivo, que acaba com a desoneração da folha de pagamento para a maioria dos setores hoje beneficiados. O substitutivo do relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), também isenta o óleo diesel das alíquotas do PIS e da Cofins até 31 de dezembro de 2018. A matéria precisa ser votada ainda pelo Senado.
Carga tributária e preços internacionais para óleo diesel não podem sufocar os transportadores.
Nesta quarta-feita os protestos de caminhoneiros continuam em todo o país. Caminhoneiros se manifestam contra os valores do diesel, e o movimento ganha mais força com produtores rurais se mobilizando junto com os caminhoneiros. Na tarde de ontem, no aeroporto de Brasília, já houve falta de combustível e cancelamento de vôos. Empresas de abate de frangos também estão paradas, e alguma montadoras ficaram sem componentes para montagem de veículos. Em mercados já começam a faltar itens de saída mais rápida, como horti-fruti.
Após mais um dia de manifestações de caminhoneiros nas estradas brasileiras, o governo anunciou um acordo para zerar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o óleo diesel.
Exigência vale para as que têm faturamento de até R$ 78 milhões, sob pena de multa; sistema oferece etapa preparatória de qualificação cadastral.
Petrobras anuncia redução do preço do diesel e da gasolina a partir de amanhã.
Os caminhoneiros voltaram se manifestar nesta terça-feira, 22, nas rodovias que cortam a Bahia. O protesto faz parte de uma mobilização nacional contra os sucessivos aumentos no preço do diesel.