Notícias
Com caminhões demais e mercadoria de menos, o governo começa a implementar neste ano uma política para diminuir a quantidade de veículos autorizados a fazer transporte de carga no país.
A obrigatoriedade de uso do extintor ABC será prorrogada por mais 90 dias, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com essa mudança, a data será alterada pela terceira vez, passando de 1º de abril para 1º de julho. A resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que carros de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada utilizem o equipamento.
Obrigatoriedade é válida somente para regimes especiais concedidos antes de maio de 2013. O objetivo é adaptá-las à nova realidade digital do Fisco estadual.
O arrocho no crédito pode comprometer o cronograma de obras das concessões de rodovias e aeroportos. As empreiteiras que precisam de empréstimos de longo prazo para tocar as obras estão tendo dificuldade para fechar financiamentos. Um dos grandes problemas é conseguir a carta fiança de um banco privado para garantir o empréstimo de longo prazo no BNDES.
Apesar de haver um "grupo" de trabalho para discutir a Tabela de Frete Mínimo, criada na última terça-feira (10), o governo federal não vê viabilidade na adoção de uma tabela de "referência" de valores. A declaração foi do secretário-executivo da Secretaria-Geral da presidência da República, Laudemir Müller, durante audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado, nesta quinta-feira (12) pela manhã. Um dos interlocutores dos caminhoneiros, junto ao governo federal, o senador Blairo Maggi (PR-MT) pontuou que existem impedimentos no Supremo Tribunal Federal (STF) que travam a realização de qualquer tipo de tabelamento no âmbito da iniciativa privada.
Transporte será via avenidas Vasco da Gama e ACM. Obra vai reduzir viagem de 1 hora para 15 minutos e vai durar 2 anos.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a criação de uma comissão externa para acompanhar a paralisação nacional dos caminhoneiros que poderá ocorrer nos próximos dias.
Medalha JK é reconhecimento pela atuação dessas pessoas em favor do setor.
Representantes das empresas de transporte tiraram dúvidas sobre a legislação do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), ferramentas que integram o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
A NTC&Logística está realizando uma pesquisa junto às empresas de transporte de carga para verificar qual a forma mais vantajosa para realizar recolhimento do INSS dos empregados: uma alíquota percentual sobre o faturamento (atualmente em 1%) ou os 20% sobre a folha de pagamento dos funcionários.