Notícias
Apesar dos sucessivos adiamentos de leilões e do receio de algumas licitações terminarem nos tribunais, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aposta que o Programa de Investimentos em Logística (PIL) elevará a participação dos projetos de rodovias, aeroportos, ferrovias e portos em seu portfólio.
Apenas 1% das empresas que pediram recuperação judicial no Brasil saiu do processo recuperada. Desde que a lei foi criada, em fevereiro de 2005, até o último dia 10, perto de 4 mil companhias pediram recuperação judicial, mas só 45 voltaram a operar como empresas regulares. No decorrer desses oito anos e meio, só 23% delas tiveram seus planos de recuperação aprovados pelos credores, 398 faliram e a maioria dos processos se arrasta no Judiciário sem definição final.
Sascar participa de Seminário Itinerante da NTC e destaca os ganhos com a gestão da frota.
De 2009 para cá, o governo federal investiu quase R$ 140 bilhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Como o PAC foi, há até pouco tempo, a grande opção para tocar obras que podem destravar a logística nacional, a expectativa era que tal volume de recursos, se não sanasse, ao menos aliviasse os entraves para o transporte de carga. Na prática, porém, não foi o que ocorreu.
A reabertura do Refis da Crise - que possibilita o parcelamento de débitos de tributos federais em até 180 meses com anistia - já era tida como certa por várias empresas, que só aguardavam a publicação da Lei nº 12.865 para aderir ao programa. Muitas delas não conseguiram incluir débitos no Refis da Crise, de 2009, em razão dos problemas do sistema eletrônico da Receita Federal para a consolidação dos parcelamentos. Várias companhias que foram à Justiça devido a esses contratempos - e seu impacto financeiro - agora esperam que o Fisco volte a disponibilizar o sistema para novamente tentar incluir os débitos.
A aplicação da nova Lei do Motorista 12.619/12 será o tema principal da próxima edição do Seminário Itinerante Comjovem 2013, a ser realizada em Luis Eduardo Magalhães, oeste do estado da Bahia, no próximo dia 17 de outubro. Para a ocasião são esperados jovens empresários e lideranças do setor de transporte rodoviário de cargas, embarcadores, autoridades e consultores, quando irão debater os assuntos pertinentes a nova lei, como também conhecer o cenário macroeconômico e projeções para 2013/14, redução de custos operacionais , aumento de produtividade e lucratividade, além da renovação da frota.
A presidente Dilma Rousseff decretou mudanças na lei que condiciona o recebimento do seguro-desemprego a matrícula e frequência em cursos de formação inicial, continuada, ou de qualificação profissional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11/10).
O Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto, prometeu retirar da Instrução Normativa RFB nº 1.397/2013 a exigência das empresas tributadas pelo lucro real elaborar dois balanços.
As empresas não podem exigir, em processo seletivo, certidão negativa de antecedentes criminais, mas podem ter acesso por conta própria a essas informações por serem públicas. A informação é da advogada trabalhista Ana Clara Sokolnik de Oliveira, sócia do Marcelo Tostes Advogados. Segundo ela, as empresas podem conseguir informações do candidatos num fórum criminal, site da Secretária de Segurança Pública do estado ou mesmo nas unidades de Poupatempos, desde que munidos dos números do CPF e RG dos candidatos.